Ti ll
1. De modo geral, todos os textos revelam os valores e as crenças de um grupo social e algumas vezes ocorrem conflitos intergrupais. A argumentação é a arte de convencer e persuadir. E decorre do posicionamento do enunciador. Sendo assim, é correto afirmar que: a. A argumentação não está presente em qualquer texto. b. A argumentação pode ser compreendida como uma estratégia utilizada pelo autor do texto com o objetivo de levar o leitor a dar adesão às ideias defendidas pelo texto. c. Para convencer, é necessário que o texto apresente opiniões contrárias as do seu leitor. d. Usar ideias racionais é indispensável para estabelecer uma relação lógica entre os segmentos do texto. e. A noção de sentido do texto é verificada pelas repetições e/ou redundâncias.
Resposta b
1 pontos
Pergunta 3
1.
a. a ciência é incompatível com a superstição. b. as superstições não resistem à análise racional e científica. c. as superstições são baseadas em uma visão crítica. d. a superstição como a ciência prova o que afirma. e. a ciência diferente da superstição acredita em profecias.
Resposta a
1 pontos
Pergunta 4
1. IRENE NO CÉU IRENE PRETA
Irene boa
Irene sempre de bom humor
Imagino Irene entrando no céu:
– Licença, meu branco!
E São Pedro bonachão:
– Entra, Irene. Você não precisa pedir licença. BANDEIRA, Manuel. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993.
A noção de gêneros textuais é apoiada em práticas sociais e em saberes socioculturais, porém podem sofrer variações, na medida em que um texto representativo de um gênero pode incorporar outras características. Desse modo, indique a temática tratada no texto Irene do Céu:
a. discriminação. b. religião. c. humor. d. política. e. educação.
Resposta a
1 pontos
Pergunta 5
1.
a. há pessoas que se disponibilizam