TRABALHO DE TI
Tecnólogo em Logística
Orientador: Prof. Fábio Nunes Bonifacio
Jaboatão dos Guararapes, junho de 2013.
Equipe:
Gustavo Motta
José Bernardo
Kelly Cardoso
Klesmesson Nonato
Sandra Gomes
Walter Ferreira da Silva
COMPUTAÇÃO MÓVEL OU UBÍQUA E O FUTURO DA COMPUTAÇÃO MÓVEL.
Resumo
Este resumo tem como objetivo apresentar a definição de computação ubíqua ou móvel, exemplos mais comuns delas, os princípios da computação ubíqua, sua tecnologia e as vantagens delas no nosso ambiente. Este trabalho também irá abordar o crescimento da computação móvel. As transações comerciais na Internet (e-business) tendem cada vez mais para os dispositivos móveis (m-business), visto que estes equipamentos têm a capacidade de acessar informações em qualquer lugar e a qualquer momento. O ambiente corporativo também está ganhando produtividade em seus negócios eletrônicos (ebusiness) com a computação sem fio (m-business). Alguns estudiosos preferem dizer que o m-business é uma evolução do e-business, assim como o m-commerce é a evolução do e-commerce.
1. Introdução
A computação ubíqua surgiu devido à evolução das redes sem fio, com isso aumentou a capacidade de diversas maneiras, como a interação dessa rede com os pequenos dispositivos. Com a computação ubíqua agora o usuário tem a possibilidade de fazer a conectividade entre os dispositivos e aumentaram a interação do usuário e o dispositivo.
A Internet vem tomando espaço em nossa vida desde a metade dos anos 90 e junto com ela os equipamentos vêm tornando-se cada vez mais acessíveis financeiramente. A partir disso, as empresas foram percebendo que seus negócios poderiam gerar lucros maiores se eles se tornassem negócios digitais, com aplicações conhecidas como comércio eletrônico (e-commerce) e negócios eletrônicos (e-business). Atualmente, após a onda do e-commerce e do e-business, podemos observar que estamos