jogos
DIDÁTICA
BRINCANDO EM SALA DE AULA:
USO DE JOGOS COOPERATIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O Que É Sequência Didática? 7
Pressupostos Do Uso Da Sequência Didática 7
Objetivos Em Usar A Sequência Didática 8
Jogo Cooperativo No Ensino De Ciências 8
Papel Do Professor Nos Jogos Cooperativos 9
Algumas Etapas Da Sequência Didática 9
A Sequência Didática 11
Aulas 1 e 2 12 12
Aulas 3 e 4 13 13
Aulas 5 e 6 14 14
Aulas 7 e 8 15 15
Aulas 9 e 10 16 16
Algumas Dicas Para A Elaboração Da Sequência Didática 16
O Que Fica 17
Referências Bibliográficas
INTRODUÇÃO O produto educacional para a pesquisa de dissertação Brincando em sala de aula: uso de jogos cooperativos no ensino de ciências é a elaboração de uma sequência didática, usando um jogo cooperativo no ensino de ciências. Por possuir um caráter, de acordo com alguns estudantes, conteúdista, abstrato, memorístico e livresco o ensino de ciências tem enfrentado objeções pela maioria dos escolares, portanto, quanto mais estratégias didáticas para balizar seu ensino, maiores as chances de ocorrer o êxito e o acesso ao conhecimento.
Contudo, não basta usar um jogo cooperativo em aula sem
O necessário planejamento por parte do docente, isso pode não ser o suficiente para o escolar.A elaboração , desenvolvimento e aplicação de sequências didáticas de ensino consideram o contexto particular onde serão aplicadas, permitem o reconhecimento das concepções prévias dos escolares, ponderam acerca de suas idades e, assim, a estrutura cognitiva dos participantes torna-se relevante.
A proposta de uma sequência didática com um jogo para o ensino deve ser demarcada por alguns pontos, tais como: 1) o desenvolvimento de estratégias para diminuir a rejeição dos temas abordados no jogo; 2) implementação de