Midiologia Comparada
1) O contexto histórico que proporcionou a inserção da ditadura militar era de muita estabilidade política. Havia muitas especulações a respeito da queda do capitalismo para a entrada do socialismo no Brasil. Nesse momento a iniciativa privada por medo de que isso acontecesse pressiona a entrada do poder militar.
2) A descrição do personagem Boilesen é feita de dois aspectos inversamente proporcionais a quem defende que ele era uma pessoa de bom caráter, correto, humilde e de uma índole invejável.
Outras pessoas defendiam que ele era uma pessoa cruel, mau caráter de extremos requintes de crueldade.
3) A impressa era manipulada pelos poderes políticos e dos interesses das empresas. Disseminando os ideais em prol de benefícios aos mesmos.
4) Nas décadas de 60 e 70, o Brasil passou por um período de perseguições, violência e censura, denominado declarados pela Ditadura Militar, os militares tomaram o poder, derrubando o presidente João Goulart. A década de 60 foi marcada por um terror descomunal.
5) Pouca coisa mudou, não temos a ditadura militar para manipular e condicionar a população, mas ainda somos manipulados, condicionados, influenciados pelo poder das mídias que se utilizam de formas cada vez mais sofisticadas para alcançar seus objetivos.
6) O filme é esclarecedor, não é tendencioso e apresenta claramente os dois lados da moeda e permite quem assiste fazer seus comparativos e considerações finais.
7) Concluímos que a ditadura militar foi um período muito triste que tem suas cicatrizes ainda abertas. O país teve desenvolvimento e ha quem até defenda a ditadura militar, mas a que preço? Quantas famílias perderam seus entes queridos, quantas vozes caladas a base da força e do medo. A ditadura é um período que deve ser lembrado para que os esforços daqueles que enfrentaram o terrorismo ou morreram tentado não tenha sido em vão.
8) MRT: Movimento Revolucionário Tiradentes
ALN: Ação Libertadora Nacional
Movimentos extra-radicais de