Trabalho De Thu
ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO
TUR03018 - TEORIA E HISTÓRIA DO URBANISMO III
PROFESSORA: THEREZA CARVALHO
ALUNA: TAIANE CANDIDO DA SILVA
CENTRALIDADE URBANA
RUA DA CONCEIÇÃO, PALÁCIO ARARIBÓIA E VIZINHANÇA.
NITERÓI, 27 DE MARÇO DE 2015
A ESCOLHA DO ROTEIRO Analisando a cidade de Niterói em busca de centralidades, encontramos diversos pontos de importante significado. Eu porém, escolhi como roteiro para análise mais detalhada a Rua da Conceição no centro da cidade, e em especial o Palácio Araribóia, em conjunto com a Avenida Ernani do Amaral Peixoto e a Rua Doutor Celestino, continuação da Rua da Conceição. Nessas três ruas encontram-se os principais prédios públicos da prefeitura de Niterói.
IMPORTÂNCIA HISTÓRICA DA REGIÃO A Rua da Conceição, nosso principal foco nesta análise, foi alargada (segundo dados de pesquisa) em 1907, nesta época a região, de grande importância, era conhecida como “Largo do Capim”. Com o arruamento de várias quadras do Largo, com as novas edificações e intervenções urbanísticas, todas seguiram o novo status adquirido pela situação de Niterói como Capital do Rio de Janeiro.
ROTEIRO ANALISADO Seguindo pela Rua da Conceição, encontra-se vasto comércio. Atendendo de maneira diversa a população de Niterói. Em esquina com a Rua Tv. Alberto Vitor, encontra-se o Palácio Araribóia (nº100), inaugurado em 1910, utilizado como prefeitura do município de Niterói, hoje Secretaria municipal da fazenda, tem sua história diretamente ligada com a criação do cargo de prefeito, em 1904.
DESCRIÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO O edifício possui planta quadrangular, com composição simétrica, disposta em torno de um pátio interno, em dois pavimentos. A entrada principal é recuada, precedida de pequena escadaria, com porta central em arco pleno, de ferro fundido, encimada por torreão octogonal. Uma platibanda sóbria com ornatos vazados e um pequeno frontão triangular