trabalho de suíno
Instituto de ciências da Saúde
Medicina Veterinária
Suinocultura
Docente: Valeria
Discente: Felipy Oliveira de Araujo
Disciplina: Suinocultura
Sinop- MT
Unidade de produção de leitões (UPL)
A UPL é destinada a produção e criação de leitões até que atinjam peso e idade adequados para serem transferidos às UT`s. São gerados lotes de leitões em intervalos de 21 dias resultando em 7 lotes por ano, que decorrem do intervalo entre a desmama e o cio, da duração da gestação e da duração média do aleitamento (Morés e Amaral, 2003).
Pré-cobrição e gestação
Nessas instalações ficarão alojadas em baias coletivas, as fêmeas de reposição até o primeiro parto e as porcas a partir de 28 dias de gestação. Em boxes individuais, ficarão as fêmeas desmamadas até 28 dias de gestação. Os machos ficarão em baias individuais.
As instalações para essa fase são abertas, com controle da ventilação por meio de cortinas, contendo baias para as fêmeas reprodutoras em frente ou ao lado das baias para os machos (cachaços). As baias das porcas em gestação podem ter acesso a piquetes para o exercício. Aconselha-se o uso de paredes laterais externas e internas, ripadas com placas pré-fabricadas em cimento ou outro material para obter-se boa ventilação natural no interior dos prédios. Fundação direta descontínua sob os pilares e direta contínua sob as alvenarias, ambas em concreto 1:4:8 (cimento, areia e brita). Nos boxes individuais de gestação, o piso deve ser parcialmente ripado e nos boxes dos machos e de reposição, pode-se adotar o piso compacto ou parcialmente ripado. Piso compacto de 6 a 8 cm de espessura em concreto 1:4:8 com revestimento de argamassa 1:3 ou 1:4 (areia média) com declividade de 2% no sentido das canaletas de drenagem. Piso áspero danifica o casco do animal e piso excessivamente liso dificulta o ato de levantar e deitar. Os comedouros e bebedouros são