Trabalho de suinos
O desenvolvimento tecnológico permitiu que a carne suína ganhasse muito em qualidade, produtividade, redução de níveis de gordura, sanidade. A carne suína é a proteína mais consumida no mundo, com uma produção de 115 milhões de toneladas, sendo quase a metade produzida na China e outro terço na União Europeia (UE) e nos Estados Unidos da América (EUA). A participação do Brasil tem crescido em importância no mercado mundial. O País é o quarto maior produtor, com 3% da produção e 11% das exportações. A produção de suínos no Brasil tem forte concentração na região sul do país; próximo de 63% da produção nacional se concentra na região sul.
Origem: se originaram do Javali e foram domesticados primeiramente na China.
Características: Podem ser criados até 4 ou 4,5 anos, podendo viver mais ou menos até 10 anos.São muito sensíveis ao frio quando filhotes e muito sensíveis ao calor quando adultos, Os suínos são animais homeotérmicos, capazes de regular a temperatura corporal.
Hábitos e curiosidades
Se alimentam dos mais variados alimentos, principalmente capim podendo se alimentar apenas de ração. O macho adulto, reprodutor denomina-se cachaço ou varrão, fêmea é a porca, as crias novas quando machos são os leitões ou marrotes e as fêmeas são leitoas ou marrã. Quando os machos são capados são os capadetes (jovens) e capados(adultos).
O tempo de gestação da porca é de 113 a 115 dias, e o leitão mama durante uns 42 dias.
A porca pode produzir de 2,5 a 7 litros por dia de leite, sendo que 83% do leite é água.
As porcas bebem água em média 21 litros e os leitões 6,0 litros.
Manejo
Manejo é um conjunto de práticas racionais que se deve realizar com os animais durante as diversas fases de suas vidas, visando dar aos mesmos as condições de máxima produtividade.
Fases da criação
Cria: Fêmeas em gestação, pré gestação, lactação, leitoas mamando de 28 a 42 dias.
Recria: Futuras fêmeas para plantel, de 7 a 8 meses, cachaço adulto de 12 a 15 meses, cachaços