Tomada de decisão empresarial com ênfase na contabilidade e cálculos financeiros
INTRODUÇÃO
O presente trabalho destina-se à vislumbrar, no cenário administrativo, a importância de uma boa administração empresarial na tomada de decisões bem como destacar a utilização dos mecanismos científicos relacionados à obtenção de lucro, crescimento e manutenção organizacional de uma entidade empresarial.
1- Introdução à Contabilidade
a. Quanto maior uma empresa se torna, mais complexo se torna seu gerenciamento patrimonial. Por conta disso, para que uma empresa possa se destacar é necessária uma evolução continua em seus produtos e serviços. Assim, a gestão patrimonial torna-se um fator indispensável em empreendimentos de sucesso.
Atualmente, para a maioria das pessoas, a Contabilidade passou a ser definida como uma obrigação legal, auxiliando o empresário somente na apuração de seus impostos e não pela necessidade de se manter um controle formal e padronizado do patrimônio. Porém a contabilidade é o controle que a empresa possui sobre sua vida econômica, financeira e patrimonial.
A Contabilidade permite a padronização de procedimentos e de parâmetros econômicos-financeiros, facilitando uma melhor e mais correta avaliação da situação e do desempenho da empresa.
b. Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, a posição patrimonial e financeira de uma entidade empresarial, numa determinada data.
O Balanço Patrimonial é constituído pelo:
- Ativo: compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
- Passivo: compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para sua liquidação.
- Patrimônio Líquido: compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva