manual da qualidade
Técnico em gestão da Qualidade
Leandro Koji Aono
Manual da Qualidade - EMBRAPÁ
Sorocaba-SP
2014
INTRODUÇÃO
O Sistema de Gestão da Cgcre está baseado nos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17011: 2005 e segue diretrizes que o colocam em equivalência com o de outros organismos estrangeiros congêneres, com os quais são mantidos os seguintes acordos:
a) Acordo de Reconhecimento Multilateral com a International Laboratory Accreditation Cooperation(ILAC), para acreditação de laboratórios de ensaios e calibração, desde 2000 e para organismos de inspeção em 2013.
b) Acordo de Reconhecimento Multilateral com o International Accreditation Forum (IAF), para acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão da qualidade ABNT NBR ISO 9001, desde 1999, para sistemas de gestão ambiental, desde 2005 e para produtos desde 2009.
c) Acordo de Reconhecimento Mútuo com a Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC), para acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão da qualidade ABNT NBR ISO 9001 e para acreditação de laboratórios de calibração e ensaio, desde 2002 e para acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão ambiental ABNT NBR ISO 14001 e para produtos, desde 2009 e para organismos de inspeção em 2013. Outros reconhecimentos internacionais mantidos pela Cgcre referentes a setores específicos:
d) Reconhecimento pela Americas Aerospace Quality Group (AAQG), para a acreditação de organismos de certificação de sistema de gestão aeroespacial, desde 2002.
e) Reconhecimento pelo Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes (PEFC), para organismos de certificação de sistemas de gestão florestal, desde 2005.
f) Reconhecimento pelo Global Partnership for Good Agricultural Practice (GLOBALGAP), para acreditação de organismos de certificação de produtos para os escopos de frutas e vegetais, segurança integrada de fazenda,