Era Napoleônica
Sumário
3 pág _________________________________Introdução interpessoal
4 pág _________________________________Conteúdo
7 pág _________________________________Conclusão
8 pág _________________________________Bibliografia
Introdução
A Revolução Francesa foi um transtorno para a Nobreza. Fugindo da revolta dos burgueses e camponeses, eles viveram por dez anos escondidos tentando fugir da morte, mas decidiram dar a volta por cima ao confiar um exército nas mãos de Napoleão Bonaparte.
Junto com a Burguesia, Napoleão estabeleceu um consulado e este golpe ficou conhecido como 'Golpe 18 de Brumário' em 1799.
Essa data marca o início da Era Napoleônica.
Era Napoleônica
Durante a Revolução Francesa, as disputas entre a burguesia e as camadas populares geravam uma grande tensão política que ameaçava a imposição de uma nova era política na França. Enquanto tais contendas inflamavam o contexto interno, várias monarquias da Europa se uniam com o objetivo de derrubar os defensores e os ideais destes revolucionários.
Nesse tempo, a figura de um jovem militar passou a ganhar um destaque de projeções meteóricas. Nascido na Córsega, em 1769, Napoleão Bonaparte ficara conhecido pela sua invejável habilidade militar e sua capacidade de vencer batalhas que pareciam estar praticamente perdidas. Em pouco tempo, a população francesa reconheceu em sua imagem a figura de um herói defensor do ideal revolucionário.
Fustigada pelas sucessivas crises internas, a burguesia viu em Napoleão a oportunidade perfeita para que as contendas políticas cessassem e o desenvolvimento econômico surgisse. Por isso, em 1799, Bonaparte teve o apoio político necessário para derrubar o Diretório que controlava seu país e organizar o Consulado. Neste novo sistema de governo, Napoleão já possuía em suas mãos as mais importantes atribuições políticas da nação.
Aproveitando da situação, logo tratou de