Trabalho De Substitui O Do TIDIR
Artigo em substituição ao Trabalho Interdisciplinar Dirigido (TIDIR)
Gregory dos Santos Ferreira
RA: 314116683
Engenharia Mecânica
Disciplina: Geometria Analítica e Álgebra Linear
Professor (a): Fabiana Pereira de Oliveira
Belo Horizonte, 2015
1 Introdução
O conhecimento da geometria analítica e álgebra linear se fazem de extrema importância para o desenvolvimento de várias vertentes do nosso cotidiano e tem aplicações em todos os campos das ciências e tecnologia. (CANEPPELE et al., 2011)
Como exemplo, falamos do potencial de geração de energia mecânica em elétrica, a partir da energia cinética, que é dado pelos aerogeradores, contextualizando a aplicação da geometria analítica e álgebra linear na produção de energia eólica.
A energia eólica é produzida a partir da diferença da pressão atmosférica, que se origina de camadas de ar com temperaturas distintas, ou seja, é a energia cinética que vem da energia solar, que aquece as massas de ar atmosférico. Também é influenciado pela rotação da terra sobre o seu eixo, e condições naturais, como clima, latitude e altitude. (MARTINS; GUARNIERI; PEREIRA, 2008)
Atualmente as formas de aproveitamento desta energia estão associadas à transformação dela em energia mecânica e elétrica, e seu uso é de grande proveito para a sociedade, meio ambiente e economia, pois é uma forma de energia econômica, limpa e sustentável, mas seu uso depende da região a ser instalada, pois seu potencial é bem explorado em áreas abertas e com grandes circulações de ventos, sendo que em áreas urbanas e fechadas seu aproveitamento muitas vezes não é máximo. (MARTINS; GUARNIERI; PEREIRA, 2008)
Potencial eólico e empreendimentos no Brasil por região:
Tabela 1. (BRASIL. Agência Nacional de Energia Elétrica, 2005)
Como podemos observar o Brasil tem um grande potencial de crescimento nessa área em qualquer região que citarmos, mas falta incentivo do poder público para aplicação dessa tecnologia no país. (FRANÇOIS;