ATC Oficial
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Estudo das vias de acesso ao estádio Independência, belo horizonte, minas gerais - Brasil
CURSO: Engenharia Civil Professor TIDIR: Gustavo Barreto Cyrillo
Antônio Magalhães Vilela Netto, Caio Cesar Serra Pantuzzo, Edmilson Cesar Alves, Frederico Luiz Conceição dos Santos, Gustavo Curcio Andrade, Luiza de Marilac Leite, Paulo Henrique de Almeida Vieira.
Resumo O objetivo desse artigo é a escolha das obras do estádio Independência e seu entorno, pois Belo Horizonte será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Com o objetivo de informar sobre a necessidade de um planejamento para a realização das obras na região, abordou-se neste trabalho assuntos relacionados aos desafios encontrados para elaboração do mesmo, visto que se trata de uma região com estrutura consolidada, o que requer mais recursos e cautela para gerar menos impacto sobre a população local e ao mesmo tempo trazer os benefícios necessários para a realização de um evento mundial. O foco principal será as vias de acesso ao estádio, principalmente as vias arteriais que farão a ligação cidade/estádio. Estas terão papel importante, pois com o aumento da capacidade de espectadores no estádio Independência, torna-se necessário uma estrutura que suporte a grande demanda para os jogos e eventos de forma organizada e bem estruturada.
Palavras-chave Copa do Mundo de 2014, melhorias no trânsito, acessibilidade.
1. Introdução
O trabalho mostra os desafios encontrados para modificar uma estrutura já consolidada, indicando quais serão os principais pontos a serem alterados. O problema a ser investigado será a melhoria das vias de acesso à região do bairro Horto, abordando a acessibilidade da população, melhoria dos transportes públicos e a reestruturação das vias de acesso ao estádio Independência. Toda mudança gera impactos, tais como desapropriações, abalo na estrutura de algumas edificações e transtornos no