Trabalho de Som
Zé Diogo Cunha | 1163 T
Valor de Pico (Peak)
Pico de nível de pressão sonora, LPICO: valor máximo instantâneo do nível de pressão sonora, expresso em do pela expressão seguinte:
LPICO = 10 log10 (PMAX/Po)2
Outra maneira de medir o som de impacto é usar a escala "valor de pico" (peak), que se trata não mais da medição da pressão média quadrática RMS em um determinado tempo, mas sim o valor máximo atingido pela pressão sonora durante a medição.
Valor RMS
RMS é a "potência real" pois é a média da potência atingida pelo som em um período de amostragem
Crest Factor Em outras palavras, o factor de crista da forma como indica extremo dos picos estão numa forma de onda. Crest fator 1 indica que não há picos, como corrente contínua . Factores de pico mais elevados indicam picos, por exemplo ondas sonoras tendem a ter factores de pico elevados.
Factor de pico é a amplitude de pico da forma de onda dividido pela RMS valor da forma de onda: [ 1 ]
O rácio de pico-a-médio de energia ( PAPR ) é a amplitude do pico ao quadrado (que dá o pico de potência ) dividido pela RMS valor ao quadrado (que dá a média de energia ). [ 2 ] É o quadrado do fator de crista:
Quando expressa em decibéis, fator de crista e PAPR são equivalentes, devido à forma como decibéis são calculados para os rácios de energia vs razões de amplitude .
Fator de crista e PAPR são, portanto, quantidades dimensionais . Embora o factor de pico é definido como positivo número real , em produtos comerciais, é também vulgarmente referido como a razão de dois números inteiros, por exemplo, 2: 1. A PAPR é mais utilizado em aplicações de processamento de sinal. Como se trata de uma relação de poder, é normalmente expressa em decibéis (dB) .
O fator de crista do sinal de teste é uma questão bastante importante no altifalante normas de ensaio; neste contexto, é normalmente expressa em dB.
Gama dinâmica
A gama dinâmica é o nível mais baixo e mais alto que pode ser reproduzido por um