trabalho sobre som
Um som apresenta sempre 3 características que o distinguem de outros sons. São elas: o Timbre; a Altura; a Intensidade.
O Timbre
Quando assistimos a um concerto com vários instrumentos a serem tocados ao mesmo tempo, conseguimos distinguir os sons provenientes de cada um deles, mesmo que estejam a tocar a mesma nota. Imagina que os três instrumentos da figura seguinte estão a tocar exactamente a mesma nota:
Diapasão
Guitarra
Piano
Distingue-se facilmente o som proveniente do diapasão, do som produzido pela guitarra ou pelo piano, mesmo que estejam a tocar a mesma nota. Diz-se que estes instrumentos apresentam um Timbre diferente. Se vizualizarmos a onda sonora produzida por cada um deles quando produzem exactamente a mesma nota, é possível observar diferenças entre elas:
Som Puro
Som Complexo
Som Complexo
No caso do diapasão, este produz um Som Puro, apenas com uma frequência. No caso da guitarra e do piano, estes instrumentos produzem um Som Complexo, diferente para cada um deles. A onda sonora resulta da mistura de diferentes frequências.
A Altura (Sons Agudos ou Graves)
A Altura de um Som é a propriedade que permite distinguir os sons agudos (altos) dos sons graves (baixos). De um modo geral, as raparigas têm vozes mais agudas (ou altas), enquanto que os rapazes têm vozes mais graves (ou baixas).
Sons Altos ou Agudos
Sons Baixos ou Graves
A Altura de um Som está directamente relacionada com a frequência do som:
Sons de maior frequência correspondem a sons agudos (ou altos);
Sons de menor frequência correspondem a sons graves (ou baixos).
Sons Altos ou Agudos
Sons Baixos ou Graves
A frequência da voz num ser humano varia entre os 85 Hz e os 1100 Hz: valores próximos de 1100 Hz correspondem a sons agudos (ou altos). Por exemplo, num som com 1100 Hz de frequência, as partículas que propagam o som efectuam 1100 vibrações completas a cada segundo. valores próximos de 85 Hz correspondem a sons