fonetica
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL
DEPARTAMENTO DE LETRAS
CURSO DE LETRAS
BRÍGIDA MENDES DA SILVA NETA- 0127E120
JARDIANE SAMPAIO PEREIRA- 0127E122
A EXPLORAÇÃO DOS SONS DA FALA E A RELAÇÃO LETRA/ SOM EM UM MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO
BACABAL- MA
2013
INTRODUÇÃO Apresentaremos alguns conhecimentos básicos sobre a língua, que consideramos essenciais para o trabalho nas classes de alfabetização. Trata-se de esclarecimentos de conceitos referentes aos sons da fala, à relação entre os sons da fala e as letras da língua escrita. Isso porque sabemos que para levar sua tarefa a termo com sucesso, o professor das classes de alfabetização é, de todos, o que enfrenta logo de saída os maiores problemas linguísticos, e todos de uma vez. O momento crucial de toda a sequência da vida escolar é o momento da alfabetização.
Sabe-se que os professores primários evitam as classes de alfabetização. Desse modo, ninguém acaba tendo experiência longa em alfabetização. Temos certeza de que esse temor pode ser substituído por entusiasmo, se os professores trabalharem preparados e conhecerem os vários aspectos e sequências de sua tarefa, dominando os instrumentos de trabalho necessários. Os instrumentos de trabalho de um alfabetizador são abstratos e incluem alguns conhecimentos básicos sobre sons da fala, letras do alfabeto e língua. Esses instrumentos lhe serão dados nas próximas páginas.
É claro que, além dos conhecimentos básicos, o alfabetizador precisa de outros dons para se sair bem. Ele deve ter respeito pelos alunos, confiar na capacidade de desenvolvimento dos alunos e ter criatividade, inventividade, iniciativa, combatividade e fé em sua capacidade de tornar este mundo melhor.
Esse texto não aborda a questão da falta de