Trabalho Caminho Do Som
O trabalho apresentado segue com informações de acordo com o Modelo Funcional da Orelha Média e Interna. O modelo apresenta como ocorre a forma de transmissão sonora, passando por cada etapa até ser convertido em impulso nervoso. Observando o modelo foi possível perceber como ocorre cada etapa e cada mecanismo de ação das orelhas média e interna passando, primeiramente pela membrana timpânica e sendo convertido em impulso nervoso, com a devida observação e árduo trabalho, partindo de respeitosas referências bibliográficas, será apresentado o funcionamento real de transmissão sonora partindo do modelo funcional.
MODELO FUNCIONAL DE ORELHA MÉDIA E INTERNA
O modelo funcional representa as orelhas média e interna que estão localizadas na região petrosa do osso temporal. Essa porção, segundo Momensohn e Russo, é tida como a mais compacta formação óssea do corpo humano. Encontra-se na face interna do osso temporal, com forma de pirâmide, e seu ápice voltado para o centro do crânio. Ainda dizem que seu terço médio contém estruturas das orelhas média e interna. Logo, de forma mais específica, o modelo funcional a ser estudado, é a representação do terço médio da região petrosa (pág. 13).
Observando, nota-se que sua estrutura é de madeira, recoberta por tinta branca, que assume o papel ósseo. Numa vista lateral, onde seria a parede lateral ou membranácea, da cavidade timpânica, mas externamente, encontra-se uma borracha de cor rosa, homogênea, que não retrata fielmente a membrana timpânica, ignorando o fato de haver uma divisão em parte flácida e parte tensa, a translucidez e sua cor acinzentada, por exemplo.
Segundo Zemlin a membrana timpânica ou tímpano localiza-se em uma posição oblíqua no meato acústico externo e completa seu tamanho total durante a vida fetal, ao nascer ainda oblíqua, vai se levantando a partir do aumento do meato acústico (pág. 458).
A membrana timpânica possui formato cônico, é translúcida (permite a passagem de luz),