TRABALHO DE SOLDAGEM - PROCESSOS
Equipe 2012-02 – Campus Niterói
Nelson Kasuo Fujihashi
Juliana Merida
Rúbia Oliveira
Henrique
Jean Vaz Vieira
Mpilba
Tatam
PROCESSOS DE SOLDAGEM
1. Introdução
O progresso no campo da soldagem, bem como o desenvolvimento de processos e novas tecnologias nos últimos anos, é de tal ordem que aquele que não acompanhar esta evolução será ultrapassado e ficará à margem do atual ritmo do progresso industrial.
A soldagem pode ser definida como uma união de peças metálicas, cujas superfícies se tornam plásticas ou liquefeitas, por ação do calor ou de pressão, ou mesmo de ambos.
PROCESSOS DE SOLDAGEM
Poderá ou não ser empregado metal de adição para se executar efetivamente a união.
Na soldagem, os materiais das peças devem ser, se possível, iguais ou, no mínimo, semelhantes em termos de composição quanto a propriedades mecânicas / metalúrgicas.
As peças que forem unidas através de um material de adição, também deve ser igual em termos de características e propriedades mecânicas / metalúrgicas. PROCESSOS DE SOLDAGEM
A maioria dos processos de soldagem necessita da geração de altas temperaturas locais que permita a junção dos metais. O tipo da fonte de calor é usado como descrição básica do tipo do processo
(soldagem a gás, por fricção e a arco).
O maior problema da soldagem de metais é a reação com a atmosfera quando sua temperatura aumenta. A proteção do metal quente é a segunda característica (escória protetora dos revestimentos ou fluxos, e gases).
PROCESSOS DE SOLDAGEM
Embora a soldagem seja usada principalmente para junção de metais similares e dissimilares, ela também é usada para reparar e reconstruir componentes desgastados ou danificados.
Existe ainda uma crescente gama de aplicações para o revestimento duro de partes novas, originando superfícies com resistência a corrosão, abrasão, impacto e desgaste.
PROCESSOS DE SOLDAGEM
Introduzidos primeiramente no final do século 19, os processos a arco permanecem