Solda
Antes da década de 1880, a soldagem era realizada apenas na forja do ferreiro. Desde então a marcha da industrialização e duas guerras mundiais influenciaram o rápido desenvolvimento da soldagem moderna. Os métodos de soldagem básicos – soldagem por resistência, soldagem a gás e soldagem a arco – foram todos inventados antes da Primeira Guerra Mundial. Porém, durante o início do século XX, a soldagem e corte a gás foram dominantes para a fabricação e trabalhos de reparo. Somente alguns anos depois, a soldagem elétrica ganhou semelhante aceitação.
Algumas datas dos processos de soldagem:
· Pré História Idade – Media → Soldagem por Forjamento – Importância estratégica;
· 1500 – 1900 → Alto – Forno; Ferro Gusa – Fundição;
· 1809 → Arco Elétrico
· 1885 → 1° Patente;
· 1890 → Eletrodo Nu;
· 1907 → Eletrodo Revestido;
· 1914 → Importância Industrial;
· 1926 → TIG;
· 1948 → MIG;
· 1953 → MAG;
· 1954 → Arame Tubular;
· 1957 → Plasma e Feixe Eletrônico;
· 1958 → Eletroescória;
· 1960 → Laser;
· Atualmente → Mais de 50 processos usados industrialmente.
Existem vários tipos de solda que se pode escolher no momento de unir peças de metal, mas o processo ideal de soldagem vai depender de fatores como tamanho da peça a ser soldada, tipo de metal, espessura, temperatura de soldagem, tipo de corte de solda, entre outros fatores. Os meios mais eficazes de soldagem de metal também têm relação com o nível de habilidade da pessoa que está fazendo o trabalho, além dos equipamentos que serão usados, como tochas e maçaricos.
Basicamente soldagem é o processo no qual as peças de metal de base são fundidos e unem-se a outros materiais com as mesmas características do metal de base. A soldagem é realizada com a aplicação de diferentes fontes de calor, como uma chama de gás, laser, feixes elétricos, entre outros. Existem diferentes tipos de soldagem como soldagem a laser, corte a laser, soldagem por fricção, soldagem MIG, MAG, por plasma, alumino