Trabalho processos de soldagem
PROCESSOS USUAIS DE SOLDAGEM II
SÃO PAULO 2012 Guilherme Macella – Matricula: 10205244
PROJETO DE PROCESSOS USUAIS DE SOLDAGEM II: MONTAGEM DE UMA INSTALAÇÃO DE SOLDAGEM COM ELETRODOS REVESTIDOS, PARA AÇOS CUJA SOMATÓRIA DE ELEMENTOS DE LIGA SEJA 4%.
Trabalho didático de Processos Usuais de Soldagem II, Objetivo: atender aos requisitos da disciplina, Faculdade de tecnologia de São Paulo, graduando.
Professor Felix Camargo;
São Paulo 2012
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 4 Relatório 1- CONDIÇÕES TEÓRICAS DE SOLDAGEM 5 RELATÓRIO 2- COMPARATIVO ENTRE DOIS FABRICANTES 6 RELATÓRIO 3- ESCOLHA DO EQUIPAMENTO A SER USADO 8 RELATÓRIO 4- METAL DE BASE 9 RELATÓRIO 5- ELETRODO REVESTIDO 11 RELATÓRIO 6 - VARIÁVEIS DE PROCESSO 13 CONCLUSÃO 18 BIBLIOGRAFIA 19
INTRODUÇÃO
A soldagem a arco com eletrodos revestidos (Shielded Metal Arc Welding – SMAW) é um processo que coalescência entre metais pelo aquecimento destes através de um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico revestido e a peça que está sendo soldada.
A possibilidade de inúmeras formulações para o revestimento explica a principal característica deste processo, que é sua grande versatilidade em termos de ligas soldáveis, características operacionais e características mecânicas e metalúrgicas do metal depositado. O custo relativamente baixo e a simplicidade do equipamento necessário, comparado com outros processos, e a possibilidade de uso em locais de difícil acesso ou abertos, são outras características importantes.
Este trabalho tem como objetivo apresentar a montagem de uma instalação de soldagem com eletrodos revestidos, para aços cuja somatória dos elementos de liga seja maior que 4%. Com o total de oito postos de soldagem. As soldas deverão ser executadas na posição horizontal com chapas em junta do topo. As chapas têm comprimento de 2500 mm e espessura de 16 a 17 mm. A fonte a ser escolhida deve ter a menor faixa