TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Nome: Larissa Thomé
Turma: 31G
Educação na Austrália A educação na Austrália é de essencial responsabilidade dos seus estados e territórios. Cada governo fornece o financiamento e regula as escolas públicas e privadas com sua área de administração. O governo federal financia universidades, mas estes definem o seu próprio currículo . Em geral, o ensino na Austrália segue o modelo de três camadas que incluem o ensino primário (escolas primárias), seguido do ensino secundário (escolas de ensino secundário/alto) e ensino superior (universidades e faculdades).
TAXA DE ANALFABETISMO: 0,5% (estimativa 2013).
Universidades/Escola:
Poucos países do mundo tem um setor tão forte em pesquisas a nível de pós-graduação quanto a Austrália. Se você sair perguntando para os melhores acadêmicos onde está o "mais fera" nessa ou naquela área de estudo, você irá se surpreender com a quantidade de respostas que apontarão uma pessoa na Austrália, como o melhor. Universidades na Austrália em sua maioria são do governo, e não são grátis para um australiano estudar (domestic student), porém existe um crédito educativo chamado HELP. Esse crédito concedido só para australianos, consiste no governo pagar o curso todo à vista, e o estudante ao se formar, e só quando estiver trabalhando, começará à pagar de volta, usando entre 4 e 8 % do salário. A percentagem depende de quanto a pessoa vai ganhar, e ganhando-se menos que A$ 36 mil por ano, não se paga nada. A maior alíquota (de 8%) é somente para quem ganhar acima de A$ 65 mil anuais. Bolsas de estudo são muito poucas, principalmente para estudantes internacionais, e são distribuídas em número limitadíssimo para poucos países.
As escolas de segundo grau na Austrália são de excelente nível, talvez um dos melhores do mundo. Tanto faz ser pública ou privada, o ensino é padrão e são bastante parecidos. Escolas públicas são grátis para australianos, porém pagas para estudantes internacionais. Na verdade, o