trabalho de Sociologia
NOME: GRAZIELE MOREIRA Nº 23
LARISSA ANDREZZA Nº 27
LYANDRA NONATO Nº 34
CAROLINE ROBERTA Nº 49
SETEMBRO, 2015
Estado e Governo
Introdução
Objetivos:
* Relacionar o conceito de Estado aos de regime político e governo;
* Diferenciar monarquia de república e suas variantes;
* Identificar o federalismo como forma de Estado;
* Relacionar Constituição Nacional com as formas de Estado contemporâneo.
Imagem: Reforça a ideia de solidão do indivíduo diante de uma estrutura já estabelecida; também expõe a impotência do cidadão (minúsculo) diante da estrutura do poder (gigantesca).
O Estado pode parecer para muitos uma entidade superior, uma espécie de Big “Brother” (George Orwell), que paira acima dos indivíduos e pode controlar cada um de nós sem que possamos atingi-lo.
Conto “A sereníssima República”. Machado de Assis
O trecho de Machado de Assis demonstra a complexidade desse Estado dentro das suas manifestações históricas, sempre como uma criação dos homens e espelho dos interesses organizados que conduzem às civilizações.
Tendo em vista a política como pilar das sociedades, é possível um governo com caráter idôneo? Ou isso só seria possível com o envolvimento da sociedade como um todo?
Não se pode esperar um governo idôneo sem que isso seja interesse e prática de todos.
As estruturas políticas são criadas pelos homens e estão sujeitas às “imperfeições” humanas.
Estado
Conjunto de instituições sociais que constituem a organização política de um povo e que detêm o monopólio do uso da força legítima. É a instituição básica de controle social da sociedade. Entre as instituições que o compõem, na democracia moderna, estão o governo e a administração pública (poder Executivo), os tribunais e outros órgãos da Justiça (poder Judiciário) e o Congresso nacional, ou Parlamento (poder Legislativo).
Regime Político:
Forma pela qual o Estado se organiza e se estruturam as relações entre governantes e