Trabalho de sociologia
Pagina 304
1- Como vimos, a crise dos anos 1980 gerou muita decepção na população brasileira quanto à transição democrática. Mas será que mais vinte anos depois, o diagnostico sobre nossa experiência democrática pode ser o mesmo? Considere os dois gráficos a seguir. O primeiro mostra a evolução da taxa de inflação no Brasil desde a década de 1980. O segundo gráfico mostra o coeficiente de Gini, uma medida de desigualdade de renda utilizada pelos economistas, no Brasil das ultimas décadas. Quanto maior o coeficiente de Gini, mais desigual e o
País.
a) Observe nos gráficos o que acontece com a inflação e a desigualdade de renda no Brasil desde 1985 , quando começa a democracia , e em especial após 1994, quando esta se estabiliza. Mesmo admitindo que o Brasil ainda tem imensos problemas , e possível dizer que o governo democrático foi um fracasso ? Relacione esses dois fatos com o seguinte texto do economista indiano Amartya Sem (1933-), premio Nobel de Economia em 1998:
Por todo o século XIX, teóricos da democracia achavam bastante natural discutir se este ou aquele país estava pronto para a democracia. ``. Esse pensamento mudou apenas no século XX, com o reconhecimento de que a questão mesma estava errada. Um país não deve ser considerado pronto para a democracia, ele deve se tornar pronto através da democracia.
2- Muita gente acha que o principal fracasso da democracia brasileira ate hoje (não que as ditaduras tenham tido grandes sucessos nessa área )e a incapacidade de promover um esforço realmente significativo a favor da educação . Veja o que diz o historiador brasileiro Gunter Axt em artigo publicado na revista Cult :
O que esta dando errado? Para dahl, o entendimento esclarecido-amplo conhecimento das regras do jogo pelos cidadãos e essencial. Século de um sistema educacional precário inviabilizam aqui essa condição. Sem educação de verdade não qualificaremos o debate publico. Democracia, como diz Stephen Holmes , não e simplesmente