Trabalho de sociologia
SOCIOLOGI
A
Profº:Ivelise
Membro do grupo: Anderson, Ana, Vanessa, Suennen,
Thalia, Andre
Thalia M.. e Weverton
Turma: 3º F Turno: Noturno
Sinop-MT
BRASIL, MOSTRA A
TUA CARA!
CARAS E CARAS
As regiões brasileiras apresentam condições geográficas distintas, traços particulares de culturas e níveis desiguais de desenvolvimento econômico e social.
Tudo isso é importante para entendermos por que é tão impróprio falar de cultura brasileira – como se fosse uma cultura única e homogênea – e de realidade brasileira – como se a realidade do país pudesse ser capturada de uma só vez, por um gesto ou por uma explicação.
Quando afirmamos que as regiões brasileiras apresentam um desequilíbrio do ponto de vista econômico e social, queremos dizer que algumas delas dispõem de riquezas e oportunidades decorrentes da produção industrial, enquanto outras dependem de recursos provenientes do Governo Federal, porque a produção local não é suficiente para promover o seu desenvolvimento. O IBGE nos oferece sempre informações explicando que a falta de oportunidade de trabalho, a pobreza, a produção insuficiente, tudo isso expulsa os moradores das regiões mais pobres em direção àquelas onde se supõe que a vida possa ser melhor.
Frequentemente se ouve falar em “realidade brasileira” ou “cultura brasileira”, mas estamos convencidos de que não é possível dar uma explicação definitiva e total sobre o que se passa em nossa sociedade.
Teleféricos
Eike Batista sobe para 8ª posição em ranking de bilionários da Bloomberg - Fortuna do brasileiro aumentou após venda de fatia de 5,63% da EBX.
Patrimônio do empresário cresceu 29%, chegando a
US$ 34,5 bilhões.
• Apesar de possuir grande número de pessoas pobres, o Brasil não é um país pobre, mas tem que superar um quadro de injustiça social e desigualdade. As desigualdades sociais estão presentes em todo o país, o que se reflete em uma posição intermediária ocupada pelo Brasil no ranking de países do Índice de