Trabalho De Sociologia
Movimento Feminista
Nomes: Andressa Alves de Paula Dionisio nº 05 Andrielle Fernandes Xavier nº 06
Introdução
O Movimento Feminista tem seu inicio na Revolução Francesa, o colapso na França que questionava o sistema político encorajou mulheres a se manifestarem contra a sujeição a quem eram submetidas das mais diversas modalidades: política, econômica, social, familiar, educacional, jurídica, entre outras.
Nesse momento, a prioridade era a conquista civis através do direito a propriedade de si próprias, devido ao fato dos maridos se considerarem dono de suas mulheres e seus filhos, buscavam também o direito ao voto, surgindo assim, os movimentos como, o da Suffragette, elas começaram a participar ativamente da vida política francesa com diversos clubes de ativistas
Feministas e acadêmicos dividiram a história do movimento em três "ondas".
A primeira Onda Refere-se principalmente ao sufrágio feminino, movimentos do século XIX e início do XX preocupados principalmente com o direito da mulher ao voto. A segunda onda Às idéias e ações associadas com os movimentos de liberação feminina iniciados na década de 1960, que lutavam pela igualdade legal e social para as mulheres.
A terceira onda Seria uma continuação - e, segundo alguns autores, uma reação às suas falhas - da segunda onda, iniciada na década de 1990.
Em 1848 as mulheres já não eram donas de casa, tinham seu emprego e participavam ativamente da renda familiar. As dificuldades das condições trabalhistas desencadearam na associação de movimentos feministas, com os movimentos de esquerda que estavam intimamente ligados as classes operárias que agora reivindicavam alem do voto, a igualdade jurídica e a equiparação de salários. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, o movimento ganho força por volta do século XIX, em Nova York surgiram as convenções de mulheres na