trabalho de sociologia
Mas se examinarmos o que realmente constitui a função geral do conceito civilizador, podemos ver a qualidade de todas essas várias atitudes e atividades humanas a sem descritas como civilizadas, partimos de uma descoberta simplesmente espetacular para um conceito que expressa a consciência nacional. (pag.21)
“Civilização”, porém, não significa a mesma coisa para diferentes nações ocidentais. Acima de tudo, é grande a diferença entre a forma como os ingleses e franceses empregam a palavra, por um lado, e os alemães, por outro. Para os primeiros, o conceito resume em uma única palavra seu orgulho pela importância de suas nações para o processo do ocidente e da humanidade.
Já que no emprego que eles davam naquela época pelos alemães civilizadores, o significado de que era algo de fato útil, mais apesar disso, apenas um valor segundo classe, compreendendo apenas a aparência externa de seres humanos. (pag.22)
Seu orgulho pela importância de suas nações para o processo do Ocidente e da humanidade. Já no emprego que lhe é dado pelos alemães Zivilisation, significa algo de fato útil, mas, apesar disso, apenas um valor de segunda classe, compreendo apenas a aparências externa de seres humanos, a superfície da existência humana. A palavra pela qual os alemães se interpretam, que mais do que qualquer outra expressa-lhes o orgulho em suas próprias realizações e no próprio ser é Kultur. (pag.24)
A palavra kultivert (cultivado)