Trabalho de sociologia
Docente: Prof. Michelangelo
Disciplina: Sociologia Geral
Curso: Ciências Contábeis
Resumo do contexto histórico do capitulo 3: Perspectiva Sociológica
Perspectiva sociológica
Perspectiva sociológica nada mais é que um ponto de vista onde se relativiza uma questão procurando um sentido sociológico, localizando-a no tempo e no espaço.
Émile Durkheim Émile Durkheim, sociólogo fiel ao positivismo acreditava que os conceitos morais pôr fato social é tudo o que se produz na e pela sociedade, ou ainda, aquilo que interessa e afeta o grupo de alguma forma. Os fatos sociais, para Durkheim, existem fora das consciências individuais e exercem uma força coercitiva sobre eles como as crenças, as maneiras de agir e de pensar existem antes dos indivíduos e acabam coagindo seu comportamento, podendo então influenciar na diminuição dos problemas sociais. Mapeando pontos específicos de pensamentos, fica mais fácil de compreender, como:
Os fatos sociais devem ser tratados como coisas
Ele queria que os estudos fossem objetivos, com dados mensuráveis, o mais próximo possível dos métodos das ciências naturais.
A análise dos fatos sociais exige reflexão prévia e fuga de ideias pré-concebidas
O sociólogo não deveria analisar os fatos sociais, ou mesmo estuda-los com sentimentos, sem nenhuma afinidade que comprometesse o estudo.
O conjunto de crenças e sentimentos coletivos é à base da coesão da sociedade
O pesquisador precisa o estudo, a fim de que se saiba definir de que se trata, e que ele saiba bem o que está em questão e o que ele deve explicar.
Destaca o estudo da moral dos indivíduos
Não envolvendo quaisquer sentimentos, para que não corra o risco de ser sensível ao extremo ou muito observado.
A explicação dos fatos sociais deve ser buscada na sociedade e não nos indivíduos, pois os estados psíquicos, na verdade, são consequências e não causas dos fenômenos sociais.
Karl Marx
Marx criou teorias que ele mesmo