Rochas sedimentares
ROCHAS SEDIMENTARES
Introdução
Ciclo das rochas
Formação das Rochas Sedimentares
Intemperismo, erosão e transporte
Características Gerais das Rochas Sedimentares
As rochas sedimentares são aquelas que se formam à superfície da crosta terrestre, pela ação da água, vento ou gelo e cujo material, geralmente, é extraído das rochas pré-existentes por processos mecânicos ou químicos.
Rochas sedimentares são acumulações acamadas de sedimentos.
Os sedimentos são fragmentos de rochas ou minerais de granulação fina a grosseira, matéria química precipitada ou material de origem animal ou vegetal.
Geralmente, nos interstícios dos sedimentos deposita-se um cimento, mas alguns permanecem inconsolidados.
O acamamento em rochas sedimentares é normalmente paralelo à superfície da terra; se as camadas formam altos ângulos com a superfície, ou estão dobradas ou quebradas, alguma espécie de movimento ocorreu desde que elas foram depositadas.a Camadas de areia e cascalho que se depositam nas praias ou nos rios formam arenitos e conglomerados.
Fundamentalmente, as rochas sedimentares são caracterizadas pela presença de fósseis, textura, composição mineralógica, granulometria e cor.
A presença de fósseis é suficiente para provar a origem sedimentar de uma rocha, uma vez que sua presença é motivada pelo modo de formação destas rochas.
Origem.
As rochas sedimentares são compostas de material derivado da desagregação e decomposição, por intemperismo e erosão de rochas ígneas, sedimentares ou metamórficas mais antigas.
Os materiais sedimentares pertencem a duas categorias:
1) matéria mineral dissolvida, que é precipitada por agentes inorgânicos ou orgânicos; 2) fragmentos sólidos, ou sedimentos, que se acumulam para tornar-se corpo da rocha. A matéria que está dissolvida na água pode ser removida dela por dois meios principais: a) por processos