Trabalho de sociologia
Clássicos Comte Durkheim Marx Weber
Categorias
Homem
Pensava que nós não podemos conhecer o espírito humano senão através de obras sucessivas - obras de civilização e história dos conhecimentos e das ciências - que a inteligência alternadamente produziu no curso da história.
Durkheim parte do ponto de vista que o homem é egoísta, que necessita ser preparado para sua vida na sociedade. Este processo é realizado pela família e também pelas escolas e universidades.
O marxismo compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza.
São indivíduos dotados de racionalidade, que pensam que analisam. Segundo Weber, esses indivíduos são mais importantes que a sociedade, já que são eles que “dão vida” à sociedade.
Sociedade
Defendeu a reorganização da sociedade e das instituições visando à restauração da ordem (estática) e ao estabelecimento do progresso (dinâmica) social.
A sociedade deve ser vista como um organismo vivo.
Durkheim também entendia a sociedade como um todo organizado, só que para ele esta era um organismo que funcionava como um corpo, uma pessoa e assim como uma pessoa que tem necessidades como alimentação, saúde, formação moral, ética, social etc.
Defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que intensificavam as diferencias sociais.
Weber afirmava que a sociedade não é um conjunto de fenômenos justapostos. Todos temos responsabilidade dentro desse processo,não havendo somente o homem, mas sim o ser humano colaborando com a construção de uma realidade, considerado um "agente ativo".
Trabalho
O Termo trabalho se refere a uma atividade