Resumo do livro grande sertao veredas
Após esse período de desorientação, riobaldo começa a organizar suas lembranças. Conta que sua mãe Brigi o obrigava a pedir esmola para pagar uma promessa. É em uma dessas ocasiões em que a beira do rio são Francisco se encontra pela primeira vez com o garoto Reinaldo, fazendo assim juntos a travessia do rio Chico. Riobaldo fica pasmo com a coragem de Reinaldo, pois ele dizia que era diferente. A mãe de riobaldo vem a falecer, sendo ele levado a fazenda são Gregório, de seu padrinho selorico Mendes. É La que riobaldo tem contato pela primeira vez com o grande chefe joça Ramiro, juntamente com os chefes Hermógenes e Ricardão.
Selorico Mendes envia o seu afilhado ao Curalinho, a fim de que tivesse contato com os estudos. Mais tarde, assume a função de professor de Zé bebelo que era um fazendeiro residente no palhao com pretensões políticas. Zé bebelo querendo por fim aos jagunços que atuavam no sertão mineiro, convida riobaldo a entrar para o seu bando. Riobaldo então resolve deixar os estudos e seguir com Zé bebelo.
A partir daí começa suas aventuras pelo norte de minas, sul da Bahia e Goiás como jagunço e posteriormente como chefe. O bando de Zé bebelo fez um combate com Hermógenes e seus jagunços, que acabaram fugindo. Riobaldo sai do bando de Zé bebelo e encontra Reinaldo que era jagunço do bando do joça Ramiro, e acaba ingressando do bando do “grande chefe”. A amizade entre riobaldo e Reinaldo vai se tornando cada vez mais forte, onde Reinaldo revela o seu nome – Diadorim – mas