Trabalho de Sociologia
As características da Supervisão Escolar são justificadas a partir do contexto de sua ação. Dizem respeito a procedimentos, objetivos, conteúdos e finalidades. Assim sendo, sua primeira característica é a complexidade de sua função.
A ação supervisora pode incentivar o estudo de princípios metodológicos, enfatizado, elementos pontuais para a escolha do método tendo como as considerações:
- Das relações entre professores, alunos, objetivos, conteúdos, avaliação e recuperação da aprendizagem;
- Do aluno e de seus interesses, que emergem, tanto de sua vivência, quanto do movimento social e suas motivações;
- Da especificidade dos temas dos programas;
- De fundamentos da aprendizagem e da dinâmica da sala de aula, como a diversificação metodológica;
- De processos e recursos da avaliação e recuperação da aprendizagem.
A supervisão escolar se faz necessária e é de total relevância, à medida que desenvolve um trabalho de assistência ao professor, em forma de planejamento, acompanhamento, coordenação, controle, avaliação e atualização do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
Cabe, assim, aos supervisores escolares a responsabilidade de atuar junto aos professores e aos demais especialistas que possam existir na escola. Essa atuação deve desenvolver-se com vistas a promover condições favoráveis à ocorrência dessa melhoria, vindo a direcionar-se, preferencialmente, ao aspecto qualitativo do processo ensino-aprendizagem.
Com vistas ao alcance dessa finalidade a estruturação do Serviço de Supervisão Escolar deve fundamentar-se em algumas características que lhe são inerentes. Essas características despontam, pois, como indispensáveis a seu adequado funcionamento.
São elas:
DINAMICIDADE – que se revela na ação contínua e flexível, que busca o alcance dos ideais educativos, envolvendo, portanto, todas as contribuições que favorecem o aperfeiçoamento do processo