TRABALHO de sociologia selepe

1189 palavras 5 páginas
A partir dos conceitos de Gramsci entende- se que os indivíduos vivem em diferentes classes onde o seu conhecimento é conforme as necessidades do contexto social e histórico. Esta definição acentua a importância da direção intelectual e moral principalmente em relação às mudanças de fundo da sociedade capitalista, as quais abrem novas possibilidades de domínio a partir do desenvolvimento, onde nasce outras formas e condições de trabalho descentralizando as fabricas. Gramsci enfatiza a importância da cultura, nas lutas de classes, na medida do poder do discurso ideológico, que tolhe a subjetividade do trabalhador que, ao assimilar o modo de pensar e o modo de vida dominantes, perde a sua autonomia política de organização. Segundo os estudos a linguagem é um instrumento de unificação política e esse trabalho é feito pelos intelectuais. Esse processo educativo difuso na sociedade se ampliou com a inserção de novas tecnologias de comunicação de massa e a produção de um mercado de consumo de cultura de massa (cinema, novelas, best-sellers, etc.), que consolida a hegemonia e permite que dirigidos ou vindos das classes subalternas se tornem governantes e exerçam o poder em nome e no lugar dos grupos dominantes.
Superar o conformismo implica construir as bases para a crítica e a superação da concepção homogênea e mistificadora da realidade social veiculada pelos meios de comunicação de massa. As diferenças ideológicas e visões conflitantes da realidade emergem nos momentos de crise econômica e política, que podem tomar proporções de enfrentamento e de tensão profunda conforme os movimentos de organização.
Veicular informações fragmentadas, principalmente pelos meios de comunicação de massa, possibilita formar a ideia de que existe uma verdade igual para todos; ideia de que a divisão de classes não existe, porque vivemos numa “democracia” onde todos são “iguais” perante a lei e usufruem dos mesmos direitos como indivíduos isolados; a noção gramsciana de hegemonia

Relacionados

  • Serial killer - loucos ou crueis - o livro
    96501 palavras | 387 páginas