Trabalho do Robson
Disciplina: Pesquisa e Prática em Educação V
Aluna: Déborah Domingos Raphael da Costa
Trabalho de conclusão de disciplina
Pedagogia Hospitalar: Alfabetizando Heróis
Rio de Janeiro,
Maio/2015
Apresentação
O presente projeto tem como objetivo a conclusão da disciplina Pesquisa e Prática V, e usa como tema Pedagogia Hospitalar: Alfabetizando heróis, que vem apresentar formas de alfabetização no âmbito hospitalar, visando minimizar o impacto que essas crianças terão com a internação, com o afastamento do ambiente comum escolar e com a normalidade do dia a dia.
Essas classes hospitalares surgiram no Brasil em 1950 no Hospital Jesus na cidade do Rio de Janeiro, sendo difundido posteriormente em todo o Brasil, existe hoje segundo a revista Ponto.Com em média de 141 classes hospitalares espalhadas por todo o Brasil.
Existe leis que regulamentam essas classes hospitalares e são:
Constituição Federal (1988)
Estatuto da criança e adolescente (1990
Política de Educação Especial (1994)
LDB (lei 9394/96)
Direitos da criança e adolescente hospitalizado (resolução 41 de outubro de 1995)
Diretrizes educacionais para Educação Especial e na Educação Básica (2001)
Classes hospitalares e atendimento pedagógico domiciliar (2002)
Porém nem sempre foi assim, essas leis só vieram respaldar essas classes 40 anos após elas serem criadas, até então essas classes eram regidas pela Constituição Federal e pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases) descreve que:
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (Lei de Diretrizes e Bases. 2014,p. 8)
Sendo assim crianças hospitalizadas tem direito a ter escola, como qualquer outra criança, porém sabemos que não é assim que funciona, pois como já havia relatado não existem muitos hospitais que