Modelo de Carta de Intenções
Brasília – DF, 06 de agosto de 2015.
Eu, Ricardo dos Santos Batista, Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), candidato ao curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UNB), expresso as seguintes intenções em relação ao referido curso:
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) concedeu nota 6 ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UNB, consolidando-o como um dos melhores e mais bem qualificados do país. Com uma ampla grade de linhas de pesquisa, abrangendo desde o pensamento e teoria social clássico até às correntes críticas do pensamento social contemporâneo como os estudos feministas, de gênero e raça, o programa é um dos mais completos do Brasil.
Nesse sentido tenho interesse em, eventualmente, desenvolver no escopo das linhas de pesquisa “Feminismo, Relações de Gênero e Raça” e “Pensamento e Teoria Social”, pesquisa sobre a formação do discurso racial no pensamento social brasileiro na virada do século XIX para o XX. O intuito é elaborar um estudo crítico de identificação dos elementos discursivos no pensamento social brasileiro clássico que contribuem para a resiliência social do racismo no Brasil e suas especificidades, testando assim no contexto brasileiro a hipótese elaborada por Foucault no curso “Em Defesa da Sociedade” sobre o racismo como tecnologia social.
Os professores Dr. Joaze Bernardino Costa, Dra. Mariza Veloso Motta Santos e Dr. Sérgio Barreira de Faria Tavolaro têm notável produção e atuação acadêmica nas linhas de pesquisa de interesse deste projeto, extrema qualificação nas áreas e temas sensíveis aos respectivos, objeto, metodologia e referenciais teóricos desta pesquisa, tais como os projetos de pesquisa “Modernidade e natureza na Sociologia Brasileira: debates e intersecções em