AULA COMUNICA O CURRICULUM E CARTA DE APRESENTA O EXERCICIOS
– MERCADO DE TRABALHO – TEXTOS TÉCNICOS CURRÍCULO E CARTA DE APRESENTAÇÃO A elaboração de um bom currículo pode garantir o chamado para a entrevista. Não há uma forma única de fazê-lo, portanto escolha a que mais lhe agrade ou a que seja mais adequada ao cargo ou à empresa a que você está se candidatando. Na dúvida, escolha um modelo simples, sem foto e em cores mais sóbrias. Para fazer um bom currículo, é preciso tomar certos cuidados:
1) Não abuse da paciência do leitor. Seja conciso, porém coloque todas as informações necessárias. Para executivos jovens, uma página é suficiente. Executivos com mais tempo de carreira podem se estender mais e, nestes casos, se o currículo for muito breve, parece que ele realizou pouca coisa. Use frases curtas e evite adjetivos. Deixe margens largas e não use letras muito pequenas..
2) Vá ao ponto. Quando se tem várias experiências anteriores, convém abrir o currículo com um sumário executivo no qual, em 30 segundos de leitura, o candidato exponha seu objetivo (exemplo: Conquistar um cargo executivo na Área Industrial ou Conquistar a vaga de Diretor/Gerente da Área Industrial) e relacione, em tópicos curtos, as experiências profissionais que justificam a pretensão.
3) A propaganda é a alma do negócio. Recorra a softwares de editoração eletrônica e impressoras a laser para produzir um currículo bonito. Se você foi promovido várias vezes, é importante enfatizar isso. Itens de sua carreira que não colaboram com suas ambições devem ser pouco enfatizados ou postos de lado. Inicie as frases com verbos de ação, como construí, reduzi, administrei, organizei etc. Não conte o porquê de ter deixado os empregos anteriores. Isso é assunto para a entrevista.
4) Cuidado com o português. Erros de ortografia, gramática e digitação causam péssima impressão. Peça ajuda a quem conhece bem as regras da língua portuguesa para revisar o texto. 5) Não se esconda. Certifique-se