Relacionamento intrapessoal
O relacionamento intrapessoal refere-se à capacidade do indivíduo de conhecer a si mesmo,controlar suas emoções,administrar seus sentimentos, projetos, podendo assim construir um modelo de si mesmo e utilizar esse modelo a favor de si na tomada de decisões. Este relacionamento permite que o indivíduo conheça suas capacidades e possa usá-las da melhor forma possível. Supõe a capacidade de compreender a si mesmo,de ter um modelo útil e eficaz de si, que inclua os próprios desejos, medos e capacidades de empregar esta informação com eficiência na regulação da própria vida. O relacionamento interpessoal é a competência através da qual o indivíduo se relaciona bem com as outras pessoas,distinguindo sentimentos (intenções, motivações, estados de ânimo) pertencentes ao outro,buscando reagir em função destes sentimentos. Esta capacidade permite a descentralização do sujeito para interagir com o outro.Mostra a capacidade de uma pessoa para entender as intenções,as motivações e os desejos alheios e, em conseqüência, sua capacidade para trabalhar eficazmente com outras pessoasComunicação Verbal:
Comunicação Oral: são as ordens, pedidos, conversas, debates, discussões.
Comunicação Escrita: são as cartas, telegramas, bilhetinhos, letreiros, cartazes, livros, folhetos, jornais, revista.
Comunicação Não-Verbal:
Comunicação por mímica: são os gestos das mãos, do corpo, da face, as caretas.
Comunicação pelo olhar: as pessoas costumam se entender pelo olhar.
Comunicação pela postura: o modo como nos sentamos, o corpo inclinado para trás ou para frente, até mesmo a posição dos pés. Tudo isso na maioria das vezes é o nosso subconsciente transmitindo uma mensagem.
Comunicação por gestos: pode ser voluntária, como um beijo ou um cumprimento. Mas também pode ser involuntária, como por exemplo, mãos que não param de rabiscar ou de mexer em algo. Isso é sinal de tensão e, ou nervosismo.
Interpessoal: Uma pessoa se comunica com