trabalho de sociologia geral
Sociólogos Clássicos 4
Auguste Comte 4
Émile Durkheim 5
Karl Marx 6
Max Weber 7
Sociólogos Modernos 8
Fernando Henrique Cardoso 8
Lévi Strauss 9
Paulo Freire 10
Florestan Fernandes 11
Bibliografias 13
,
No século XVIII, o ocidente sofreu transformações que implicou na descoberta de O surgimento da soliciologia novos equipamentos e máquinas que revolucionaram o modo de produção. Na Inglaterra houve a Revolução Industrial onde as formas de governo mudariam radicalmente. Por causa do crescimento da população mundial a demanda dos produtos aumentou e as mudanças significativas começaram a serem notáveis nas formas de produção e organização.
No século XIX, que se consolidou na primeira fase da Revolução Intrustrial, na abordagem inicial a compreenção do contexto da industrialização e o papel desempenhado na sociedade pelas dinâmicas e novas organizações empresariais tendo como principais agentes:
Empresários capitalistas; e
Operários.
Então foi desenvolvida uma disciplina nova com o objetivo que estavam ocorrendo na nova sociedade que estava se construindo por causa da influência da insdústria, depois a transformando, em seguida, em uma abordagem analítica e crítica, nascendo assim também a sociologia como uma ciência.
Sociólogos Clássicos
Auguste Comte nasceu em 19 de janeiro de 1798 em Montpellier, França. É considerado “pai da sociologia”. Ele é um autor francês, que se situa no final do século XVII, começo no século XIV. Foi influenciado pelas ciências naturais, principalmente biologia. Não crê que a ciência humana é uma ciência de caráter analítico, ou seja, uma ciência que procurava analisar fato a fato e passa a ver a sociologia como uma ciência de caráter sintético, uma ciência que procura analisar a sociedade como um todo, e ai começam os primeiros problemas da teoria de Auguste Comte, pois não é possível formular conceitos que abordem tamanha diversidade de contextos sociais.
Comte adota uma visão evolucionista, onde ele determina qual o ponto de