Paper Anos Iniciais
RECURSOS PEDAGÓGICOS
Sonia Maria Luiz Santos
Profa. Orientadora Maria Elizete Inácio
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Pedagogia/Licenciatura/Ped 0569
Estágio III- Anos Iniciais do Ensino Fundamental
04/12/14
RESUMO
O presente artigo vem abordar questões para uma reflexão nas concepções de educação, no que se refere á inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas e seus direitos reservados pela Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. Tendo o aluno seu direito reservado a educação, as escolas estão preparadas e equipadas com recursos e formação adequada para receber tais alunos?
No decorrer das observações feitas nos estágios na educação infantil e nos anos iniciais, foi visto de que temos muitos caminhos a percorrer para que haja realmente uma “Educação Inclusiva”.
Palavras-Chaves: NecessidadesEspeciais. Educação. Inclusão. Recursos.
INTRODUÇÃO
O Presente trabalho tem por finalidades buscar conceitos e teorias sobre a área de concentração Educação Inclusiva, sendo este um tema bastante discutido, no que diz respeito à inclusão de alunos com necessidades especiais em nossas escolas. Rever conceitos e direitos garantidos a tais alunos. Para a realização deste trabalho, foram realizadas observações e entrevistas a professoras titulares na educação infantil, como nos anos iniciais.
Além disso, este é pré-requisito, parcial, para a conclusão do Curso de
Pedagogia/Licenciatura e ainda, ampliando e aprofundando meus conhecimentos no referido tema, contribuindo enquanto sujeito histórico e participante da minha história e da história de mundo.
1
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, fazem por direito assegurado uma educação básica com um ensino de qualidade. Sendo a educação básica um dos alicerces indispensáveis na formação do cidadão, propiciando o acesso a seus direitos civis, sociais, políticos e