Trabalho de Sociologia Geral e Pol tica
SELMA: UMA LUTA PELA IGUALDADE
Aluno: Jailson Rocha Pereira
Professor: Luís Otavio Teles Asumpção
Disciplina: Sociologia Geral e Jurídica
Brasília
06/03/2014
A SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICA SUSTENTAM A TESE QUE O DIREITO DERIVA DA SOCIEDADE. EXPLIQUE ESSA TESE TOMANDO COMO EXEMPLOS CENAS DO FILME SELMA: UMA LUTA PELA IGUALDADE.
A sociedade é um conceito qualitativo, ou seja, é formada pela síntese dos valores compartilhados, dessa forma, quando as regras tornam-se uma síntese vira lei, logo a lei emana da sociedade.
O filme Selma conta de uma forma bastante fiel a história, mostrando por diversas vezes os locais, dias, horas e minutos onde ocorreram os fatos, que geraram as três marchas da cidade de Selma a Montgomery capital do estado do Alabama.
A sociedade Americana é formada por maioria branca, de pessoas que viam os negros como um ser humano inferior, dotados de menos inteligência e conhecimento, e que, portanto cabia-lhe o direito de negarem diversos benefícios.
Em 1963 ocorreu a marcha sobre Washington liderada por Martin Luher King JR, que reuniu mais de 250.000 pessoas que reivindicavam a liberdade, justiça social, trabalho e pelo fim da segregação racial, sendo um ato pacífico e que representava os interesses de milhares de pessoas de maioria negra, por igualdade de direitos entre brancos e negros, ganhou repercução mundial, tornando o movimento na maior força política para aprovação da lei dos direitos civis em 1964, nos retificando que quando uma há na sociedade uma síntese de valores compartilhados, ela vira lei.
Devido ao seu papel desempenhado na marcha sobre Washington, e na luta pela defesa da igualdade e da paz, Luther King jr recebeu em 1964 o merecido prêmio Nobel da Paz.
Quando soube pelo Comitê Não Violento de Coordenação Estudantil que nos estados Sulistas americanos, mas especificamente no estado do Alabama apesar da lei dos direitos civis já está em vigor e garantir direitos