Trabalho de Sociologia - Etnografia
A Antropologia é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica. Cada uma destas, em sua construção, abrigou diversas correntes de pensamento. Este trabalho tem como enfoque maior a Antropologia cultural. Que tem como objetivo o estudo das culturas que envolvem toda a humanidade.
A Antropologia cultural trabalha as culturas e suas diversidades, todo o conjunto de ideias que são soltos em cada sociedade para formar os conceitos culturais, o que cada sociedade pensa como cultura e veste a camisa de tradição. Não só os conceitos, a Antropologia estuda os gestos, as falas, as danças, os comportamentos, um todo cultural. Um Antropólogo quando vai a campo, muitas vezes mora com o povo em que ele está focado a estudar, para entender sua cultura e seu modo de viver.
O Relativismo é trabalhado com fervor pela Antropologia. Que é eu entender a cultura do outro, sem colocar a minha como principal ponto. O Etnocentrismo é o contrário de Relativismo, algo que um Antropólogo de modo algum pode ser. Este se trata de por a própria cultura como centro de tudo, como o nome já fala, e excluir qualquer possibilidade de outra cultura estar certa. Uma pessoa etnocêntrica não é aberta a conhecer a cultura do outro, esta cultura não sendo a dela está incorreta.
Etnografia é um método tradicional que visa realizar a descrição dos significados pertencente a um determinado grupo. Todo grupo social atribui significados às suas experiências de vida.
O objetivo principal desta pesquisa é o contato com uma biblioteca, já que é o meio onde trabalharemos um dia, que tipos de pessoas frequentam, o que cada um acha sobre esse meio tão rico em cultura, como é a relação entre os funcionários que trabalham ali, entre eles e entre o seu meio de trabalho.
A Biblioteca Pública de Palhoça - SC vem nos