Literatura inglesa - George Orwell
BIOGRAFIA
George Orwell foi um escritor jornalista inglês com o pseudônimo de Eric Arthur Blair. Nasceu dia 25 de junho de 1903 em Bengala na Índia, em meio a uma decadente aristocracia britânica. Apesar de não pertencer à aristocracia, Blair possuía uma formação erudita (estudou em duas escolas da elite britânica: St. Cyprian e Enton), filho de um funcionário britânico e uma francesa.
Mudou-se para a Inglaterra e foi para um internato, estudou na tradicional escola inglesa Eton College, onde teve aulas com o escritor Aldous Huxley. Recusou uma bolsa para a universidade e escolheu abandonar tudo: o status, o dinheiro e até seu nome, para se aventurar num mundo sob o pseudônimo. Ele demonstrava interesse pelos setores marginalizados da sociedade, não concordava com a política de expansão britânica que mantinha domínios territorial, econômico e intelectual sobre a população indiana.
O autor viver muitas experiências, que segundo ele, mudou completamente seu modo de pensar.
Após estudar na tradicional escola inglesa, voltou à Índia para trabalhar a policia imperial, e tal experiência gerou o romance “Burmese Days” (1934) – Dias Birmaneses – e vários outros ensaios. Abandonou seu cargo na Polícia Imperial Indiana com objeito de redigir seu livro. Mudou-se para Inglaterra e após viver em uma das zonas mais pobres de Londres mudou-se para Paris na França.
Teve uma experiência de mendigo, vivendo na pobreza e vagando por Paris e Londres, e tal experiência, mais uma vez, gera seu primeiro livro publicado “Down and out in Paris and London” (1933) – Na pior em Paris e Londres. O romance, assim como outros, foi escrito, recusado por diversas editoras e jogado fora. No entanto, o que o, na época, jovem de 26 anos não sabia era que o seu “insucesso” e as situações que ele vivenciaria resultariam no início da sua carreira literária.
Orwell vai para a Espanha lutar na Brigada Internacional em apoio ao recém-eleito governo popular, e narra suas