A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
O presente texto aborda a importância da leitura, interpretação, análise e produção textual, alem de questões ligadas à variação lingüística presente na cultura e na regionalidade brasileira. De acordo com Simões (2008), e com base nos pressupostos teóricos da Lingüística Textual, entende-se que a partir do momento em que se percebe o texto escrito como um elemento comunicativo e a leitura como o momento em que se processa a comunicação, o leitor tem consciência do seu importante papel de decodificador, pois é necessário fazer inferências sobre o texto, observar as intenções do autor e o contexto em que a mensagem foi produzida. A cumplicidade gerada pela leitura proporciona a interação autor-leitor, fazendo com que este sinta participar ativamente do ato de ler.
Segundo Luiz Antônio Marcuschi (2008), Não se ensina língua, mas sim se faz um estudo dela. Quando ensinamos alguma coisa partimos de uma motivação. Cada teoria lingüística possui um motivo, então fica difícil dizer qual é adequada ou não. Desta forma a Análise da língua com base na produção textual Já é consenso entre os lingüistas, tanto os teóricos como os aplicados, que o trabalho com a língua na escola deve se dar através de textos.
A missão da escola, atualmente, é dar prioridade à língua escrita. Ela é muito importante para a formação do aluno, mas não se deve esquecer que a oralidade não pode ser deixada de lado. É possível trabalhar o funcionamento da língua através de textos como forma de acesso natural à língua. Explorando a oralidade e a escrita. Segundo a autora, Leonor Scliar Cabral (1988) um dos objetivos da aula de Português é desenvolver a competência comunicativa.
Uma das formas de trabalhar esta competência é levar para a escola situações orais que acontecem no dia-a-dia. Proporcionar aos alunos questões de argumentação e raciocínio crítico. É preciso valorizar a reflexão, saindo do ensino normativo para um ensino reflexivo. Quando o aluno chega à escola