trabalho de sitemas estruturais
TRABALHO DE SISTEMAS ESTRUTURAIS
Manaus/AM
2014LILIAM AVANIL DE OLIVEIRA CARDOSO
COMPARATIVO DA ESTRUTURA DE CONCRETO E ESTRUTURA METÁLICA
Trabalho de Estudo Comparativo para obtenção de nota parcial para o Curso de Arquitetura e Urbanismo da disciplina de Sistemas Estruturais da Universidade Nilton Lins no Am. Coordenador: Profº Valter Bonetti
Manaus/AM
2014
INTRODUÇÃO
Segundo Dias (1999), a utilização de estruturas metálicas é mais antiga que o concreto armado. É uma solução largamente utilizada e consagrada nos países industrializados, como Inglaterra, Japão, França, Canadá e Estados Unidos, de onde vêm os grandes exemplos de edificações construídas em aço.
A comparação entre os sistemas de estruturas de concreto armado e as estruturas metálicas, segundo Andrade (2000) existe para cada tipo de construção, não devendo existir uma mentalidade competitiva, mas sim a de se tirar proveito do melhor de cada um dos sistemas, podendo ainda as soluções mistas serem as mais , onde cada material é adequadamente utilizado num trabalho conjunto. Cada caso deve ser examinado tecnicamente, visando o satisfatório resultado custo-benefício.
O Aço e as Implicações na Arquitetura
As estruturas Metálicas bem elaboradas arquitetonicamente traduzem aspectos.
As vigas de aço, por sua elevada resistência e baixo peso próprio, permitem a execução das mais variadas obras, com soluções leves e econômicas.
O Aço na Arquitetura
Devido às excelentes propriedades mecânicas do aço, algumas implicações sensíveis se revelam na concepção arquitetônica de um projeto.
Espaço Ocupado pelas Colunas
A coluna de aço ocupa um menor espaço em relação à convencional e em geral, implica em uma redução do número de pilares necessários; as garagens ficam mais amplas e tem-se maior área líquida para a comercialização.
Nos