Trabalho De Sistematica
A exportação é o ato da saída da mercadoria para o exterior produzidas em seu próprio ou em terceiros países, que sejam de interesse do país importador, e que proporcionem a ambos envolvidos vantagens na sua comercialização ou troca.
A empresa que exporta adquire vantagens em relação aos concorrentes internos, pois diversifica mercados, aproveita melhor sua capacidade instalada, aprimora a qualidade do produto vendido, incorpora tecnologia, aumenta sua rentabilidade e reduz custos operacionais.
A exportação pode ser de bens e serviços, entendendo-se a de bens como transferência de mercadorias entre os países, e os serviços como a venda de assessoria, consultoria, conhecimentos, transportes, turismo, assistência técnica, etc.
A exportação de bens pode ser feita de maneira direta ou indireta, dependendo da conveniência, possibilidade, capacidade de produção e outros fatores.
A maneira direta implica a sua exportação pelo próprio fabricante do produto, o que quer dizer que ele não utiliza qualquer intermediário na operação, saindo esta com seu nome, incluindo toda a documentação de comércio exterior em que aparece como exportador. Ele poderá realizar essa operação por intermédio de pessoas ou empresas que atuam como agentes ou representantes, apenas servindo de elo entre ele e o comprador, o que significa que ele continua, apesar dos intervenientes utilizados, sendo exportador.
A maneira indireta significa que o exportador é outro que não o produtor da mercadoria vendida, ficando este oculto, já que toda operação de exportação, embarque, emissão de documentos, etc., fica por conta do vendedor, aparecendo o produtor apenas nas embalagens ou eventualmente em documentos se isso for necessário ou solicitado. Toda a operação legal, inclusive a contratação de câmbio da moeda estrangeira objeto do recebimento da operação, para transformação em moeda corrente do país, que é realizado pelo vendedor e não pelo produtor. Mostra que o produtor da mercadoria realizou