Ensino de brincar de faz de conta por vídeo modelação para crianças com autismo: revisão sistemática . (trabalho de conclusão de curso)
Educação Física Licenciatura
ENSINO DE BRINCAR DE FAZ DE CONTA POR VÍDEO-MODELAÇÃO PARA CRIANÇAS COM AUTISMO: REVISÃO SISTEMÁTICA
Orientador Prof. Dr. Paulo Augusto Costa Chereguini
Claretiano Centro Universitário
BATATAIS
2015
Ensino de brincar de faz de conta por vídeo-modelação para crianças com autismo: Revisão sistemática Teaching pretend play video modeling for children with autism:
A systematic review
Lívia Gabriela Cândido Silva Corsi
Resumo
O objetivo foi realizar uma revisão sistemática sobre vídeo-modelação para ensino de brincar de faz de conta para pessoas com autismo. Vídeo-modelação tipicamente envolve a apresentação de um vídeo de ações específicas seguida da solicitação ao indivíduo para executar os comportamentos apresentados. Foram utilizadas as palavras de busca: autismo, vídeo-modelação e brincar de faz de conta, em português e em inglês, nos bancos de dados: Medline/Pubmed, Scielo, Lilacs e PsycINFO e selecionados dois artigos. As análises mostraram que pessoas com autismo têm mais dificuldades de interagir socialmente e a vídeo-modelação tem sido eficaz para ensinar uma variedade de habilidades, especialmente de brincar de faz de conta, contribuindo para inclusão social e escolar. Embora os dois estudos evidenciem com controle experimental rigoroso os efeitos benéficos da utilização da vídeo-modelação, este procedimento não tem sido explorado nacionalmente como pesquisa. São discutidas ainda possibilidades de sua utilização no âmbito da Educação Física Escolar.
Palavras-chaves: autismo; vídeo-modelação; brincar de faz de conta; Análise do Comportamento Aplicada.
Abstract: The goal was to conduct a systematic review of video modeling for educational play make-believe for people with autism. Video modeling typically involves the presentation of a video request then specific actions to the individual to perform the behaviors presented. The search words