Trabalho de Sistemas de Informação Executiva
Sistema de Informação Executiva é um acrônimo do termo (SIE), que foi criado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) na década de 1970. São sistemas que combinam inúmeras informações dos sistemas de apoio gerencial e dos sistemas de apoio à decisão, atuando de certa forma, como este último. Esses sistemas, surgiram com o objetivo de auxiliar e otimizar as tarefas nas grandes corporações ao redor do mundo, os softwares desenvolvidos recebem informações à todo o momento sobre as atividades das empresas, processam os dados e geram novas informações que auxiliam às tomadas de decisão, à informatização de todo o processo permite o ganho de tempo para o desenvolvimento de novas atividades e novas estratégias que venham ser de interesse da empresa, a partir dos dados recebidos pelos SIE. Os SIE caracterizam-se por serem uma mistura de softwares, hardwares e meios de comunicação, seu gerenciamento por usuários das empresas são de fácil uso, permitindo acesso às informações compactas e manejáveis.
2. Conceituação de SIE
Existem inúmeros conceitos para os Sistemas de Informação Executiva, mas citaremos os principais em nosso estudo. Segundo Pozzebon e Freitas (1996, p.29), o SIE “é uma informação que em termos de informática disponibiliza informações corporativas e estratégicas para os decisores de uma organização, de forma a otimizar suas atividades habilidade para tomar decisões de negócios importantes”.
Mcleod (1993, p,586) define que “um sistema de informações executivas é um sistema que provê informações para o executivo do desempenho global da firma”.
Já para Alter (1992, p.136), um sistema de informações executivas é “um sistema altamente interativo provendo os dirigentes e executivos com acesso flexível a informação para monitorar resultados das operações e condições gerais do negócio”.
3. Surgimento e Desenvolvimento
O período da última metade do Século XX caracterizou-se por um momento histórico de inovações tecnológicas em que uma