trabalho de semiologia
CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA:SEMIOLOGIA E SEMIOTECNICA DE ENFERMAGEM
PROFESSOR:DAVI BRITTO
TURMA: 15T3A TURNO:TARDE
SALA:211
RELATÓRIOS DE SEMIOLOGIA
Teresina-Pi/ Maio de 2014
Ana Mikaelly Barroso Castro
Relatórios de semiologia
Teresina-Pi/Maio de 2014
SUMÁRIO
Exame do Aparelho Digestório
Exame Físico do Geniturinário
Exame da Criança e do Adolescente
Exame neurológico e locomotor
Exame Físico do idoso
Exame Físico do Abdome do Aparelho Digestivo
Problemas respiratórios são muito freqüentes em pediatria. No outono e inverno as crianças apresentam número elevado de alterações respiratórios sendo as viroses e os episódios de broncoespasmo as alterações mais encontradas. É importante o exame do nariz, boca e orofaringe.
Inspeção: a inspeção do abdome inclui a observação de uma superfície quanto: a forma ao contorno, assimetria, a característica da pele e à ocorrência de movimentos visíveis na parede.
Semiotécnica: a observação deve ser iniciada com a enfermeira posicionada em pé e a direita do paciente. Entretanto, para melhor visualização do contorno da parede abdominal, bem como na procura por peristase visível, a enfermeira poderá sentar-se ou abaixar-se de maneira que consiga perceber a tangencialidade da parede.
Contorno: o abdome pode apresentar-se plano, arredondado, protuberante, escavado e ascitico.
Forma: pode também, estar marcada pela presença de saliências ou de profusões localizadas que, além de alterar a assimetria pode sugerir a existência de massas erniações ou visceromegalias. Ao observa-las, a enfermeira deverá descreve-las, indicando as respectivas localizações.
Cicatriz umbilical: normalmente está localizada na linha média e é invertida, podendo apresentar-se plana, e vertida ou com sinais de inflamação ou hérnia.