Trabalho De Semiologia
Neste trabalho abordará o Exame Físico Geral compreendendo no levantamento das condições globais do paciente, tanto físicas como psicológicas, no sentido de buscar informações significativas para a enfermagem que possam subsidiar a assistência a ser prestada ao paciente. Os passos propedêuticos a serem empregados no Exame Físico Geral são inspeção, palpação, percussão e ausculta, passos estes que devem ser realizados a partir da utilização dos sentidos da visão, audição, tato e olfato.
Portanto, o Exame Físico Geral realizado pelo enfermeiro em sua prática assistencial tem por finalidade avaliar características inerentes ao corpo humano, que vêm a servir como dados subsidiadores ao cuidado oferecido. O ensino da semiologia e semiotécnica da enfermagem, devido à ênfase nas técnicas aferidoras, pode restringir a avaliação de enfermagem ao físico, contribuindo para a repetição de uma história clínica padronizada.
EXAME FÍSICO GERAL
Avaliação do Estado Geral
Seria a primeira avaliação do paciente, uma avaliação subjetiva, baseada no conjunto de dados exibidos pelo doente e interpretados de acordo com a experiência de cada um. È realizada por meio da inspeção geral, na qual deve ser avaliada a repercussão da resposta do individuo á doença, verificando-se a existência da perda de força muscular, perda de peso e estado psíquico do paciente. Em geral, faz-se uma classificação entre bom, regular e mau estado geral.
Avaliação do Estado Mental
Tem como finalidade o fornecimento de dados acerca do estado cognitivo do paciente de modo que seja identificada qualquer alteração. Como estas alterações podem estar associadas a distúrbios do sistema nervoso central, utiliza-se uma variedade de questionamento, com intuito de identificar uma área especifica de disfunção. Dessa forma o exame de estado mental, a memória, habilidade em cumprir tarefas e a linguagem do paciente. Para tanto, podem ser utilizados as seguintes questões abaixo:
CONSCIÊNCIA: O