Trabalho de seminários especiais
1º Período de Serviço Social
Manaus-Amazonas
14 de março de 2013
Serviço Social é uma profissão ainda não muito entendida pela sociedade, taxou-se o Serviço Social como uma profissão de fazer caridade, ou melhor, que a Assistente Social tem que ser "boazinha”, não é o que diz o texto, o Serviço Social veio através dos tempos se modificando o conceito, e se chegou a conclusão que veio para viabilizar e encaminhar qualquer cidadão que tem seus direitos esquecidos pela sociedade, e que por não terem uma melhor educação não sabem como exigir os seus direitos.
Naquela época buscavam-se primeiro conhecer o lugar e as necessidades de cada um para depois ver o que poderia ser feito. Um dos exemplos: era visitar as casas dos mais necessitados e estudar os pedidos de ajudar ou então conseguir emprego para as que estavam desempregados, que era feito pelas damas da sociedade sem fins lucrativos e, mas tarde o Estado e a Igreja iriam dividir as tarefas o primeiro pela política e igreja pela caridade.
Em 1869 a Sociedade de Organização da Caridade de Londres foi fundada proveniente disso foi criada as normas e seus princípios. Na época os países capitalistas mais desenvolvidos principalmente os Estados Unidos viu-se a necessidade de criar instituições para formar pessoas específicas de Assistência Social e com isso colocando em prática a Institucionalização do Serviço Social. Tudo o que a Assistente Social fazia estava vinculados aos interesses burgueses.
O Estado preocupou-se com a questão da assistência pública no Brasil com isso criou-se a primeira instituição pública importante, na área da Assistência Social foi a Legião Brasileira de Assistência nascida em 1942 com o objetivo de "trabalhar em favor do progresso do Serviço Social" e com isso conseguir apoio político para o governo. A LBA preocupa-se em formar profissionais com formação técnica. Como a sociedade está cada vez mais se expandindo com