A ética Aristotélica e o problema entre ética e culta
ÉTICA E CULTURA
Jonathas Silva Farias1
Resumo:
A ética sempre foi vista como uma norma, ou na maioria das vezes como algo bom e sem problemas, porém esse artigo demonstra como os problemas entre ética e cultura fez com que surgissem pensamentos á respeito de sua legitimidade e imperatividade sobre a sociedade. Aristóteles é visto como o grande percursor dessa ciência, por ter diversos estudos voltados para esse campo, e o mesmo se torna o objeto de estudo deste determinado trabalho.
Palavras-chaves: Ética, Aristóteles, Cultura, Éthos
Abstract:
Ethics has always been seen as a standard, or most often as something good and without problems, but this article demonstrates how the differences between ethics and cultures meant that thoughts will arise about its legitimacy and imperatividade on society. Aristotle is seen as the major precursor of that science, by several studies have focused on this field, and it becomes the object of this particular job.
Keywords: Ethics, Aristotle, Culture, Éthos
1
Acadêmico do Curso de Administração da Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS. Feira de
Santana, BA.
1. SURGIMENTO E ANTESCENDENTES DA ÉTICA ARISTOTÉLICA
Aristóteles é representado e lembrado hoje em várias áreas científicas, seja para explicar um determinado assunto, ou até mesmo, como vemos constantemente, através de suas afirmações, por em questão as divergências e conflitos apresentados. O livro Ética a Nicômaco, é uma marco na sua carreira e se tornou hoje uma das principais, e porque não dizer, a mais apropriada “ferramenta”, para se estudar e entender todo contexto ético na sociedade e seus valores apresentados.
O livro é posicionado claramente na época quando ele abandona as ideias de
Platão que já se tornavam relevantes em meio á população existente. Um principio que foi totalmente abandonado por ele, e introduzido na “era platônica”, era explicitamente a sua