Trabalhos
Sexta-feira, 29 de Abril de 2011 13h10m
Inclusão escolar da criança com deficiência foi tema de seminário em Santa Vitória
[pic]Redação: Márcio José 'imprensa@santavitoria.mg.gov.br'
Na quarta-feira (27), a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Vitória, juntamente com a Secretaria de Educação, promoveu o primeiro Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da pessoa com Deficiência Intelectual ou Múltipla na Educação Básica., realizado no auditório da ACISV. O objetivo do seminário foi promover momentos de discussões sobre questões relacionadas aos eixos de estrutura, socialização, aprendizagem e satisfação, pelos segmentos de pais, alunos, professores e especialistas, a respeito de como é feita a inclusão desses alunos nas escolas, além do papel da APAE neste processo, remetendo à sua missão original, que é a defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
O prefeito Antônio Celso, ao abrir o seminário, enfatizou a questão da desigualdade social, ressaltando que a inclusão social é uma ação muito necessária, sendo um fator importante para a socialização dos alunos especiais.
[pic]
Celso destacou ainda sobre os rumores de que na Câmara dos Deputados se ouve falar no fechamento de instituições como a APAE. “Sou totalmente contrário a esse tipo de ação, porque a APAE é mais um instrumento necessário e importante para que possa novos jovens especiais possam estar complementando a grande oportunidade de aprender”, enfatizou.
Durante as atividades, grupos de pais, gestores, especialistas, professores e alunos, se reuniram para questionamentos e análise de como está o atendimento e quanto à receptividade das atividades na Educação Especial no município.
[pic]
Na oportunidade, aconteceram debates que servirão como ponto de partida para a melhoria do sistema de inclusão na cidade, como a análise da estrutura das escolas, a socialização, aprendizagem e a participação da comunidade nesta